Opus Dei – O que é? O que significa?
Opus Dei, que em latim significa Obra de Deus, é um dos caminhos que surgiu dentro da Igreja Católica, no século XX, um período com muitas mudanças no mundo, novas iniciativas e instituições.
Também chamada simplesmente por Obra, essa instituição da Igreja Católica com sede em Roma, tem como mensagem central que todas as pessoas podem ser totalmente felizes no meio do mundo, realizando as suas tarefas e obrigações com amor e unido a Deus.
Desde o começo da Obra em 1928, essa mensagem que, começou a ser anunciada por São Josemaria Escrivá, Fundador do Opus Dei, foi muito bem recebida e estimulada por todos os Papas: Pio XII, São João XXIII, Beato Paulo VI, João Paulo I, São João Paulo II, Bento XVI e o atual Papa Francisco.
A finalidade do Opus Dei é ajudar na formação espiritual das pessoas, colaborando com a missão da Igreja Católica de viver e mostrar a beleza da fé e do amor de Cristo para a humanidade. São Josemaria Escrivá costumava dizer que a Obra é uma grande catequese.
Como todas as instituições, a Prelazia do Opus Dei depende diretamente da Santa Sé, governo central da Igreja Católica. O Papa e a Santa Sé aprovaram o espírito e a missão do Opus Dei, eles guardam e promovem a sua organização para o bem de toda a Igreja Católica¹.
Em termos técnicos de Direito Canônico (o Código de Direito que existe dentro da Igreja Católica), a configuração jurídica institucional do Opus Dei é uma Prelazia Pessoal e o seu nome completo é Prelazia da Santa Cruz e do Opus Dei.
Quem são os membros do Opus Dei e o que fazem?
Os fiéis do Opus Dei, também chamados de membros do Opus Dei, são católicos correntes e comuns que ouviram um chamado de Deus para seguirem o caminho do Opus Dei dentro da Igreja Católica. Atualmente, existem 90 mil membros em todo o mundo, dos quais metade são mulheres e a outra metade homens, a maioria casados. Além disso, há por volta de quatro mil sacerdotes da Obra.
Os membros do Opus Dei procuram ter um vida muito unida a Deus: assistem à Missa regularmente e dedicam tempo diário para fazer orações e ler o Evangelho e algum outro livro espiritual. Dessa união com Deus, eles tiram a energia para colocar mais amor no trabalho profissional, na vida familiar e social, nos estudos e demais deveres do dia a dia, se esforçando para viver como Maria e Jesus Cristo viveriam nos tempos atuais.
São Josemaría ensinou a todos os fiéis do Opus Dei a terem um grande amor ao Papa. Por isso, procuram filialmente ter veneração e uma grande estima ao Papa, agora o Papa Francisco. Além disso, seguem as orientações do Bispo da Igreja local, nas suas cidades e bairros, como quaisquer outros católicos.
Onde são realizadas as atividades da Obra? O que são os Centros do Opus Dei?
Os Centros do Opus Dei são casas, apartamentos ou pequenos prédios onde geralmente moram alguns membros do Opus Dei. Cada Centro é inaugurado com a licença prévia do Bispo da Igreja local, para que a casa tenha uma capela com altar e que se possa celebrar Missa.
Além da Capela, também chamada de Oratório, os Centros da Obra contam com uma salas de estudo, locais onde são realizadas atividades culturais, palestras e cursos de formação cultural e espiritual, e uma boa biblioteca.
Nos Centros são realizadas atividades para mulheres e homens de todas as idades. Os Centros são frequentados por católicos, pessoas de todas as religiões (protestantes, budistas, espíritas, etc) e também agnósticos e ateus. Vêm ao Centro participar das atividades culturais, estudar, fazer novas amizades e, aos que o desejarem, receber formação espiritual, rezar e aprofundar na fé católica.
Quem frequenta um centro do Opus Dei significa que é um membro do Opus Dei?
Do mesmo modo que assistir à Missa na Igreja de São Francisco não implica a uma pessoa ser freira ou frei franciscano, frequentar um Centro do Opus Dei não significa ser um membro do Opus Dei.
Como mencionado anteriormente, a pessoa que frequenta o Centro da Obra pode, inclusive, não ser católica ou até não ter nenhuma religião. Dessa forma, se concretizam as palavras do Papa Francisco: “A Igreja é ‘a casa de Jesus’, uma casa de misericórdia que acolhe todos e sendo assim, não é um lugar onde os cristãos podem fechar as portas”².
Para que alguém possa pertencer ao Opus Dei, é preciso que o solicite livremente, com a convicção pessoal de ter recebido essa vocação de Deus, e que os responsáveis da Obra admitam o pedido.
O segredo do Opus Dei: uma família cristã
O Opus Dei, que é uma parte da Igreja Católica, tem como um de seus traços característicos o clima de família cristã, reflexo da Sagrada Família em Nazaré, vida que o próprio Jesus teve junto de Maria e José.
Jesus Cristo quis nascer e crescer no seio de uma família normal, demonstrando, assim, que esse núcleo deve ser um ambiente que sirva de imagem do amor misericordioso de Deus. A própria Obra é uma família espiritual, com laços espirituais entre seus membros e um alegre amor por todos que entram em contato.
O Papa Francisco afirma no documento Amoris Laetitia: “A aliança de amor e fidelidade, vivida pela Sagrada Família de Nazaré, ilumina o princípio que dá forma a cada família e a torna capaz de enfrentar melhor as vicissitudes da vida e da história. Sobre este fundamento, cada família, mesmo na sua fragilidade, pode tornar-se uma luz na escuridão do mundo”³.
Nessa mesma orientação do Papa Francisco, São Josemaría afirmava que as famílias cristãs devem formar lares alegres e luminosos. Para ele, qualquer casa onde reside uma mãe ou pai de família da Obra, ou qualquer fiel do Opus Dei, deve ser um lar alegre e luminoso, onde as pessoas sintam o amor de família e o carinho humano, onde se sintam amadas, compreendidas e cultivem verdadeiras amizades.
Assim, se aprende – a partir do núcleo familiar – o valor do serviço aos outros, e que em todos os ambientes se pode atuar por amor a Deus. Dessa forma, todos os lugares são bons para se tornar uma pessoa melhor, seja na família, no ambiente de estudo, no trabalho ou nos locais e momentos difíceis da vida, como permanecer acamado em um hospital ou enfrentando situações penosas como o desemprego ou a morte de um familiar.
¹ Retirado de: Estatuto 171. La Prelatura del Opus Dei depende inmediata y directamente de la Santa Sede, que aprobó su espíritu y misión, y que también tutela y promueve su régimen y disciplina para bien de toda la Iglesia. http://www.opusdei.es/es-es/article/estatutos-del-opus-dei/
²Homilia de 17/03/2015: http://br.radiovaticana.va/news/2015/03/17/francisco_igreja_%C3%A9_a_casa_de_jesus,_aberta_a_todos/1129950
³ Trecho retirado de Amoris Laetitia: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20160319_amoris-laetitia.html
Meios de formação oferecidos pela Prelazia
A orientação espiritual oferecida no Centro Cultural Mirador compreende serviços de capelania, aulas de
doutrina católica e retiros, entre outros. Para saber mais sobre as atividades de formação espiritual que o Centro Cultural Mirador oferece: link.
Capelães do Centro Cultural Mirador
Pe. Pedro Willemsens graduou-se em Engenharia da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e foi ordenado sacerdote em Roma. Doutor em teologia pela Universidade de Navarra, trabalha no meio universitário.
Pe. Rubens Yukawa graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (USP) e foi ordenado sacerdote em Roma. Doutor em teologia pela Universidade de Navarra, atende os profissionais.